A Transferência ex-officio para a UERJ é a forma de ingresso de aluno(a) egresso(a) de outra Instituição Pública de Ensino Superior. Segundo o entendimento jurisprudencial pacificado, esta forma de ingresso na UERJ NÃO SE APLICA ao(à) aluno(a) advindo(a) de Universidade privada.
Assim, a transferência ex-officio para a UERJ se destina ao(à) aluno(a) matriculado(a) no mesmo curso da instituição de origem, independentemente de vaga, quando se tratar de servidor público da administração direta ou indireta, civil ou militar, inclusive para seus dependentes, desde que em razão de comprovada remoção ou transferência ex-officio, por interesse da Administração Pública, entre estados da federação ou entre Regiões Metropolitanas do estado do Rio de Janeiro, desde que acarrete necessária mudança de domicílio.
São também beneficiários (mediante comprovação documental, amparados pela Lei nº 9.536 de 11/12/1997) desta forma de ingresso na UERJ: o cônjuge, bem como também os dependentes de servidor até a idade de 24 anos.
Documentação necessária para início do processo administrativo:
Orientações para início do processo administrativo:
O agendamento e a apresentação dos documentos originais em atendimento presencial constituem uma etapa obrigatória antes da existência de um processo administrativo, com o propósito de verificação de autenticidade dos PDFs carregados no sistema pelo futuro requerente.
Caso o futuro requerente não esteja no Brasil, pode-se constituir procurador (através de procuração com firma reconhecida em cartório e com documentos de identificação do procurador) para agir em seu nome com poderes especificos, tais como dar entrada no seu requerimento, assinar, receber intimações e convocações, desistir, firmar compromisso etc., para cumprir esta etapa presencial que precede a existência do processo administrativo.
O sistema de processos administrativos do Estado do Rio de Janeiro aceita upload de documentos até o máximo de 8Mb, de modo que é responsabilidade do requerente comprimir documentos grandes (por exemplo os programas das disciplinas cursadas), de modo a ter no máximo 8 Mb.
Permanecemos a disposição para demais esclarecimentos.
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